Vereadores participam de Reunião

Vereadores participam de Reunião com Direção do Ensino Médio e Moradores para discussão sobre situação de Anexos do Ensino Médio na Zona Rural de Matões do Norte

img
#Agenda 20 DE OUTUBRO DE 2019
O ensino médio é a etapa final da educação básica no Brasil que integraliza a formação que todo brasileiro deve ter para enfrentar com melhores condições a vida adulta. De acordo com as finalidades do ensino médio, postas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), isto significa assegurar a todos os cidadãos a oportunidade de consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, aprimorar o educando como pessoa humana, possibilitar o prosseguimento de estudos, garantir a preparação básica para o trabalho e a cidadania e dotar o educando dos instrumentos que lhe permitam continuar aprendendo, tendo em vista o desenvolvimento da compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos (art. 35, incisos I a IV).

Com base neste dispositivo, assegurados pelo direito constitucional de que a educação é um direito de todos e um dever do estado, os vereadores da Câmara Municipal de Matões do Norte participaram na tarde deste último dia 17 de Fevereiro (domingo) de uma importante reunião no Anexo II do Centro de Ensino Professor Antenor Bogéa CEPAB, no Povoado Pedras, Zona Rural do município de Matões do Norte para discutir junto a direção da escola e comunidade a situação dos alunos matriculados nos anexos na Zona Rural.

A problemática diz respeito à possibilidade de fechamento das escolas anexos dos Povoados Pedras e Alto da Cruz que funcionam há quase dez anos. Com a diminuição do quadro de servidores do Estado, o número de professores foram reduzidos mais que pela metade o que afeta de forma direta a sustentabilidade e funcionamento dos anexos da zona rural. Outro fator implicante é que a modalidade de inscrição eletrônica disponibilizada pelo Ensino Médio, que esse ano trouxe uma defasagem no número de inscrições do anexo do povoado Pedras de aproximadamente 50%, o que segundo o banco de dados do Governo do Estado, a quantidade de alunos inscritos são insuficientes para dar continuidade ao anexo, podendo ocorrer a transferência desses alunos para as unidades estaduais mais próximas como o município de Cantanhede ou Pirapemas, ou para a sede do Município, onde a escola do ensino médio está em fase conclusiva em sua construção.

A reunião que contou com a Presença dos vereadores Valdenê Cunha, Josué Muniz, Joaquim Vieira, Patrício Mendes, Wallas Lisboa, e Ismael Viana, juntamente ao Gestor do ensino Médio Felipe Sampaio, alunos e pais de alunos veio tentar reverter essa situação de forma que todos possam ser beneficiados com a permanência do Anexo no Povoado Pedras. A grande responsabilidade de manutenção do anexo depende do apoio de todos e principalmente do Governo do Estado. Os pais e alunos que ainda não realizaram a matrícula, estarão sendo atendidos toda essa semana por uma equipe do CEPAB visando alcançar o número mínimo de inscrições para que sejam novamente solicitado a manutenção do anexo na comunidade.

Os vereadores de mãos dadas apoiam essa ideia e defendem a educação básica gratuita de qualidade e o direito dos alunos da zona rural estudarem no Anexo de sua comunidade.

Câmara Municipal de Matões do Norte, o desenvolvimento começa aqui.
Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito